Trabalhos Científicos




INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - LEIA ATENTAMENTE

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail. O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo "Clique Aqui" para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções. Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

 



CRONOGRAMA

  • Data limite para submissão: 20/07/2021 
  • Prazo para o resultado dos aprovados: 09/09/2021

 



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores, sendo que quem submeter o trabalho deve estar inscrito no congresso no ato da submissão e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 30/09/2021.

 Os resumos deverão ser enviados de acordo com o tema central: "Integrando pessoas, famílias e comunidades" e segundo os principais eixos:

 

  • Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário 
  • Eixo Político e Gestão
  • Eixo Formação
  • Eixo Pesquisa


MODALIDADES

  • Comunicação Oral Coordenada
  • Pôster Digital


TEMAS

» 1. Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário

- Abordagem Comunitária
- Abordagem Familiar
- Atenção Domiciliar
- Atividades de Grupo
- Comunicação em saúde e relação médico-paciente
- Cuidados Paliativos
- Educação em saúde / Educação popular
- Gestão da Clínica, Acesso e apoio especializado
- Outros
- Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, visita e assistência domiciliar em MFC e APS)
- Práticas integrativas e complementares
- Prevenção Quaternária
- Saúde Escolar
- Trabalho em equipe / com a equipe de saúde e esgotamento profissional

» 2. Eixo Político e Gestão
- Acesso
- Apoio Matricial
- Áreas de atuação do MFC (Serviços de APS com especial interesse/populações vulneráveis, ensino, telessaúde, regulação, gestão, serviços de atenção domiciliar)
- Controle Social
- Formas de contratação, flexibilização de horários e avaliação por resultados
- Gestão do processo de trabalho
- MFC na saúde suplementar
- Outros
- Políticas públicas
- Trabalho em equipe
- Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários

» 3. Eixo Formação
- Educação à distância em MFC e APS e novas metodologias educacionais
- Especialização e desenvolvimento profissional continuado
- MFC e APS na universidade (graduação e pós-graduação)
- Modelos docente-assistenciais em MFC e APS
- Outros
- Residência / Especialização / Educação Permanente em MFC e APS

» 4. Eixo Pesquisa
- Avaliação de resultados em APS
- Como pesquisar em APS
- Como se atualizar em APS
- Estudos epidemiológicos na Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Atenção Primária à Saúde (APS)
- Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento em APS
- Outros

 

 O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.

 Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação: 

 

  • Título: máximo de 15 palavras. Somente inicial do título em letra maiúscula e substantivos próprios. 
  • Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: André Luiz da Silva, João Henrique Kolling. Deverá ser apontado o apresentador;
  • E-mail: deve ser inserido o e-mail de todos os autores.
  • Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis.  Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Corpo do resumo: máximo de 300 palavras. 

 

 O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter: 

 

  • Introdução
  • Objetivo
  • Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
  • Resultados
  • Conclusões ou hipóteses
  • Referências(opcional): no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver. 

 

 Serão aceitos no máximo 3 resumos por inscrito.

 O apresentador do trabalho deverá ser um dos autores.

 A aprovação dos resumos, assim como dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.

Observação Importante: os trabalhos enviados para apresentação como “comunicação oral coordenada” aprovados poderão ser, após a avaliação pela comissão, reclassificados para pôster, de acordo com a relevância.

 A comissão científica informará após a avaliação dos resumos quais os trabalhos que serão avaliados durante o evento. Os trabalhos aprovados não serão necessariamente avaliados no local.

 Para acessar o certificado do trabalho aprovado o autor que submeter o resumo precisa ter efetuado o pagamento da inscrição e estar presente no evento.

 Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores. O certificado será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, e este deverá repassar aos demais autores.

 Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação dele nos Anais do VII CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.

 

 Os trabalhos científicos aceitos para envio poderão ser de 4 tipos: 

 

  • Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
  • Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
  • Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
  • Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde.


AVALIAÇÃO E ACEITE

  • A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.

    Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.

  • A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos. 

 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@sulbrasileiromfc2020.com.br ou acesse o menu "Fale Conosco".


Local do Evento

CENTRO DE EVENTOS DA PUC


A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, dispõe de um importante Centro de Negócios, localizado no Campus Central, no coração de Porto Alegre, a apenas 15 minutos do centro da cidade e a 20 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.  É  um  projeto  arrojado  que  oferece  recursos  tecnológicos, espaços climatizados e uma adequada estrutura de apoio para a realização  de  acontecimentos  empresariais, científicos,  culturais e  recreativos.  Além  do  Centro  de  Eventos  com auditórios e área de exposição é composto por mais de 70 espaços preparados para receber o seu evento entre eles, Salas, Teatro, Auditórios, Laboratórios e Salão de Atos todas com excelente infraestrutura aliadas a conforto e segurança



Partenon, Porto Alegre - RS, 90160-092